Reescrevendo decisões judiciais em perspectivas feministas: a experiência brasileira
No último dia 6 de junho, foi o lançamento do livro “Reescrevendo decisões judiciais em perspectivas feministas: a experiência brasileira”, organizado pela Profa. Fabiana Cristina Severi da FDRP-USP, no qual foram reunidos artigos escritos por acadêmicas de diversas universidades brasileiras, dentre elas a estagiária do escritório @Jaqueline Costal dos Santos. O projeto que deu origem ao livro foi finalista no ‘Prêmio Inspiradoras’, de iniciativa do Instituto Avon e do Universa UOL, na categoria ‘acesso à justiça’. Cada um desses artigos foi uma proposta de reescrita de diferentes decisões judiciais sob uma perspectiva de igualdade de gênero.
“Na FDUSP, sob a orientação da Profa. Mariângela Magalhães Gomes, durante 1 ano, nos debruçamos sobre a análise de um acórdão proferido pelo TJRS, que envolvia o estupro de uma jovem por um motorista de aplicativo.
Todos os trabalhos demonstram a necessidade urgente de uma reforma profunda no sistema judiciário brasileiro, que revelou, em cada uma das decisões analisadas, uma concepção altamente sexista, conservadora e reprodutora de violências.
Foi uma experiência incrível e engrandecedora! Agradeço imensamente a Professora Mariângela pela oportunidade e ensinamentos.”
O livro tem acesso livre pelo link: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1018
Parabéns pela publicação e participação no projeto Jaqueline!