Skip to main content

Equipe de Lula quer aprovar PEC da Transição em votação expressa no Senado ainda este mês

Os candidatos mais fortes para assumir a relatoria no Senado são Davi Alcolumbre (União-AP) ou Alexandre Silveira (PSD-MG) Estratégia é acelerar tramitação e votar em comissão e plenário no mesmo dia

A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus aliados no Congresso querem acelerar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição — medida que vai abrir espaço no orçamento de 2023 para o Bolsa Família de R$ 600 mensais e outras promessas de campanha do petista.

O objetivo é começar a coleta das assinaturas de senadores para a proposta na segunda-feira, protocolar rapidamente o projeto e permitir que a PEC seja votada em comissão e no plenário em um único dia.

A meta dos articuladores da PEC que retira o Bolsa Família da regra fiscal é que ela seja aprovada pelos senadores ainda em novembro, para depois ir para a Câmara, onde pode ter mais dificuldades de tramitação. Segundo interlocutores da equipe de transição, o mais provável é que a PEC seja votada entre 28 e 30 de novembro.

back