OAB precisa colocar mais limites no uso da IA, alerta advogado Igor Sant’Anna Tamasauskas
Legisladores, especialistas e representantes do setor jurídico discutiram os impactos da inteligência artificial em um seminário realizado na Universidade de Salamanca, na Espanha. Foram apresentados diferentes pontos de vista sobre o uso da IA para equilibrar inovação tecnológica e segurança jurídica.
O advogado Igor Sant’Anna Tamasauskas reforçou a importância de uma regulamentação cuidadosa, especialmente em áreas onde a tecnologia já começa a ter impacto significativo, como nas arbitragens. Tamasauskas relatou que a ferramenta pode economizar tempo em atividades mecânicas, mas alerta para os riscos de que decisões humanas sejam delegadas a máquinas de maneira imprudente.
“A tarefa de julgar um semelhante é extremamente humana, e não podemos deixar que uma máquina execute essa função de forma disruptiva”, pontuou. Ele destacou, ainda, a necessidade de limites e regulamentação pela OAB, para que a IA seja utilizada de forma responsável e sem comprometer princípios fundamentais da Justiça.
Realizado em parceria pela Universidade de Salamanca e o IBDL – Instituto Brasileiro de Direito Legislativo, o Congresso Ibero-Brasileiro de Governança Global acontece na histórica Universidade de Salamanca entre 3 e 5 de novembro, e tem curadoria dos professores-doutores Murillo de Aragão e Nícolas Rodriguez Garcia.
Veja entrevista completa em: https://www.youtube.com/watch?v=7u287rkCkQc