Skip to main content

Parte do STF defende adiar decisão sobre aborto em caso de microcefalia

1. Folha On-Line – SP (01/12/2016)

Parte do STF defende adiar decisão sobre aborto em caso de microcefalia

01/12/2016 02h00

A discussão sobre a possibilidade de aborto para mulheres infectadas pelo vírus da zika, marcada para o próximo dia 7, deve gerar polêmica no STF (Supremo Tribunal Federal). Parte dos ministros defende que ela seja adiada por meio de um pedido de vista.

CENÁRIO COMPLETO

Embora a maioria da primeira turma do STF tenha aprovado nesta terça (29) a descriminalização do aborto até o terceiro mês de gestação, o tema ainda é controverso na corte. No plenário, integrado pelos 11 magistrados (e não por apenas cinco deles, como no caso da primeira turma), a proposta ainda gera dúvidas e discussão.

ESTICA E PUXA

Um dos ministros ainda indecisos sobre a descriminalização diz que a decisão da primeira turma sobre a possibilidade de aborto até o terceiro mês de gestação “parece precipitada”. Um outro, favorável, reconhece que o tema é árido. Mas diz acreditar que o debate agora aberto trará esclarecimento e adesão à tese.

NARIZ VERMELHO

A Defensoria Pública de SP entrou na Justiça contra o McDonald’s por causa de apresentações em escolas com Ronald McDonald, o personagem-símbolo da empresa. Oficialmente os eventos com o palhaço são para levar conteúdo educativo, mas o órgão diz que eles praticam publicidade infantil, considerada abusiva, e “ação mercadológica” para divulgar a marca. O processo pede a proibição da iniciativa e pagamento de indenização de R$ 1,8 milhão.

NARIZ VERMELHO 2

Os shows já foram alvo de ações da Secretaria Nacional do Consumidor, após denúncia do Instituto Alana em 2013, e do Ministério Público Federal. O McDonald’s diz que só faz as apresentações quando são solicitadas. E que elas não promovem “de nenhuma forma” alimentos ou produtos nem estimulam “qualquer atividade comercial da companhia”.

PÓS-VENDA

O número de reclamações da Black Friday no Procon de São Paulo subiu levemente neste ano em relação a 2015. Foram 1.198 registros, 14 a mais que no ano passado. Agora o órgão vai chamar as empresas para pedir solução dos problemas, como ausência de entrega e cancelamento da venda. A Adidas liderou o ranking de queixas de consumidores, seguida pelos grupos Pão de Açúcar e B2W. As marcas serão chamadas para uma reunião e poderão ser notificadas.

MAIS EXPLICAÇÕES

O ex-ministro Marcelo Calero pode ter que voltar à CPI da Lei Rouanet. O deputado Edson Moreira (PR-MG) propôs uma nova convocação do ex-titular da Cultura, que já depôs em outubro. A justificativa do parlamentar é que Calero “declarou que era contra a CPI” e “na sua fala não ficou claro seu posicionamento sobre o processo de fiscalização dos projetos aprovados na Rouanet”. O ex-ministro dizia temer que a comissão “criminalizasse” o setor cultural.

DESENHO DE GIZ

O muralista Eduardo Kobra vai trazer um festival de pintura 3D para São Paulo em 2017. Com obras feitas predominantemente com giz, o Chalk Festival Brazil será no Memorial da América Latina e terá pintores do estilo vindos de vários países. A curadoria será de Kobra e de Denise Dowal, criadora do principal evento do tipo no mundo, o Sarasota Chalk Festival, nos EUA.

PAIXÃO

A rede de lojas oficiais do Palmeiras teve aumento de 55% nas vendas desde a conquista do Campeonato Brasileiro, no domingo (27). Segundo a Academia Store, camisas do uniforme são o item mais procurado. E a mais pedida é a que tem o nome do atacante Gabriel Jesus.

EM PROL DAS CRIANÇAS

A empresária Carol Celico promoveu na terça (29) um jantar beneficente para arrecadar recursos para a Fundação Amor Horizontal, criada por ela para ajudar entidades que cuidam de crianças carentes. Além da empresária Rosangela Lyra, mãe de Carol, participaram do evento, na Casa Charlô, a modelo e apresentadora Fernanda Motta, a estilista Lethicia Bronstein, o stylist Yan Acioli e a cantora Wanessa Camargo.

COMÉDIA DE CASAL

O filme “Tamo Junto”, dirigido por Matheus Souza, teve sua pré-estreia na segunda (28), no Cinemark Iguatemi. A atriz Sophie Charlotte, protagonista do longa ao lado de Leandro Soares, esteve na sessão, assim como Alice Wegmann, que também faz parte do elenco.

CURTO-CIRCUITO

Os advogados Pierpaolo Bottini e Gustavo Badaró lançam nova edição do livro “Lavagem de Dinheiro”, nesta quarta (1º), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

A revista “GQ” entrega nesta quarta o 6º Men of the Year, no Rio.

A OAB-SP e a Secretaria de Estado da Educação lançam na quarta guia para professores sobre prevenção ao bullying.

A Ímã Fotogaleria abre na quarta exposição de Fernanda Lenz com fotos de lugares como Tocantins, Tanzânia e Tibete. Às 19h, na Vila Madalena. Curadoria de Paulo Klein.

Lulu Santos canta no sábado (3) no Citibank Hall.

A atriz Nathalia Timberg fala sobre a carreira, nesta quarta, às 19h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.

back